Formas de tratamento do câncer

O objetivo do tratamento de um câncer é eliminar completamente o tumor. Quando isto não é possível, o tratamento tem como objetivo evitar que ele cresça ou se espalhe.

A melhor forma de tratamento depende do tipo de câncer e da situação de cada paciente. Fatores como idade, número de tumores, presença de doenças associadas, estado de saúde geral, presença de metástases e o desejo do paciente, sempre devem e são considerados. A experiência e os recursos da equipe médica multidisciplinar também influenciam a forma de tratamento. Atualmente, as equipes multidisciplinares para o tratamento do câncer são formadas por oncologistas clínicos, cirurgiões, radiologistas, radioterapeutas, endoscopistas, patologistas, anestesistas, nutricionistas, enfermeiros e fisioterapeutas, dentre outros. Após discussão de uma equipe é que o tratamento de um paciente é determinado.

Existem várias formas de tratar o câncer. A maioria das vezes, envolve uma combinação de tratamentos, para que se possa atingir a cura ou melhorar a qualidade e a quantidade de vida de uma paciente. Dentre os tratamentos mais utilizados com potencial de cura, destacam-se a cirurgia para a retirada do tumor, quimioterapia e radioterapia. Para determinados tipos de câncer, o transplante pode ser indicado, como em caso de tumores primários de fígado que podem ter indicação de transplante hepático, e casos de linfoma, em que pode ser indicado o transplante de medula óssea. Outras formas de tentar destruir o tumor são a ablação e a quimioembolização.