Pré-operatório

Caso você venha a precisar de uma cirurgia de grande porte, como as realizadas no fígado e no pâncreas, elas geralmente são agendadas no prazo de 2 a 3 semanas. A data da cirurgia será discutida com você e agendada pela nossa equipe. Não existe lista de espera para cirurgia de pacientes com câncer. Sua cirurgia será realizada em Hospitais renomados de Curitiba.

Exames Pré-Operatórios: Os exames realizados antes de uma cirurgia consistem em exames de sangue e avaliação cardiológica, e outros exames podem ser solicitados de acordo com a doença do paciente, de forma individualizada

Consulta Pré-Anestésica: Será agendada uma consulta com anestesista que lhe orientará como será a anestesia. Esta consulta geralmente é agendada no dia anterior a cirurgia. Quando necessário, o paciente será orientado a fazer tipagem sanguínea para reserva de sangue para a cirurgia. O paciente terá oportunidade de fazer perguntas sobre a sua anestesia. Leve todos os exames para que o anestesista veja. Os remédios que você toma todos os dias não devem ser parados, a não ser que seja solicitado. Podem ser tomados com um gole de água na manhã da cirurgia. (O uso de medicações que “afinam o sangue” (aspirina, clopidogrel, ticlid), geralmente são suspensos uma semana antes da cirurgia), mas isto será orientado pelo seu médico. Caso tenha diabetes, converse com o anestesista que irá orientar como tomar a medicação.

Fisioterapia: O seu médico pode vir a solicitar fisioterapia pulmonar antes da cirurgia. Isto tem como objetivo deixar o seu pulmão da melhor forma possível, e assim evitar complicações pós-operatórias como pneumonia.

Dia da Cirurgia: Para evitar um maior tempo de internação, o mais comum é orientarmos internar no hospital na manhã do dia da cirurgia. Você será orientado a permanecer em jejum por 8 horas antes da cirurgia. Não há necessidade de realizar depilações. Não há necessidade de trazer objetos pessoais, como roupas de dormir, nas primeiras 24 horas.

Pós-operatório: Em cirurgias de fígado e de pâncreas, a maioria doo pacientes são monitorado nas primeiras 24 horas em UTI, e em seguida é encaminhado para o quarto. O tempo médio de internação é de 5 a 10 dias. Nas primeiras horas, logo que o paciente acorda, ele estará com várias sondas pelo corpo (nariz, bexiga, braço, clavícula, abdômen) que servem para monitorização do paciente. Estas sondas conferem segurança na monitorização do paciente e são gradualmente retiradas nas próximas horas.

Alta Hospitalar: Após a alta hospitalar será agendado um dia para remoção dos pontos, frequentemente com 2 a 3 semanas de pós-operatório. Recomendamos o paciente a não agendar compromissos profissionais por 4 semanas de pós-operatório, visto que podem necessitar de medicações, ou ter alguma incapacidade para o retorno precoce ao trabalho. A grande maioria dos pacientes se encontram em condições de retorno ao trabalho em 4 a 6 semanas.

Seguimento: Nós estaremos disponíveis para enviar informações sobre o seu tratamento para o médico de sua cidade se necessário.