Pesquisar

Resultados para ""

Especialidades

Abscesso Amebiano

A amebíase é uma infecção causada pela Entamoeba histolytica, e os pacientes infectados por esta bactéria, podem apresentar um abscesso no fígado. Infecção causada pela Entamoeba histolytica. A transmissão se dá através da ingestão de cistos de Entamoeba, através de…

Abscesso Hepático

É uma infecção no interior do fígado, sendo a causa mais comum uma bactéria. As causas mais comuns são colangite devido à obstrução das vias biliares por cálculos ou tumores, ou após manipulação das vias biliares por procedimentos como colangiografia…

Adenoma Hepático

É um tumor, geralmente benigno, que se forma nas células do seu fígado. Não está completamente determinado o porquê da formação do adenoma em algumas pessoas e em outras não. Mais comum em mulheres. Como fatores de risco, está associado…

Adenomiomatose

É o crescimento de parte do revestimento interno (mucosa) da vesícula biliar, com aumento da espessura da camada muscular, como pequenos espaços no seu interior, chamados de divertículos intramurais. Não tem relação com adenomas, apesar do nome semelhante. A causa…

Anatomia dos Transplantes

Clique nas imagens para abrir as duas partes do arquivo: Parte 1                   Parte 2                      

Anestesia em Hepatectomia

Clique na imagem para abrir o arquivo:  

Ascite

É o acúmulo de liquido livre no abdômen, ao redor dos órgãos abdominais. Indica alguma doença, e necessita de investigação. A causa mais comum é a cirrose. Dentre as causas da cirrose, destacam-se uso abusivo de álcool e hepatite C.…

Biópsia Hepática

Clique na imagem para abrir o arquivo:

Cálculos Pancreáticos

Os cálculos, ou pedras, surgem devido a um processo inflamatório progressivo no pâncreas, que leva a danos permanentes em sua estrutura, podendo prejudicar as funções endócrina (hormonal, causando diabetes) e exócrina (produção de enzimas que ajudam na digestão, causando diarreia).…

Câncer de Pâncreas

Existem vários tipos de câncer de pâncreas, e de acordo com o tipo, a localização, e se há metástases, o prognóstico pode mudar completamente. O câncer mais comum é o adenocarcinoma, tumor maligno que se forma nas glândulas de função…

Câncer de Vesícula Biliar

Tumor maligno raro que se forma nas células da vesícula biliar. É o tumor maligno mais comum das vias biliares. Parece estar associado a inflamação crônica da vesícula por muitos anos. Os motivos exatos não estão esclarecidos. Os fatores de…

Cirrose

É uma doença crônica que afeta as células do fígado, prejudicando a circulação do sangue que passa pelo fígado assim como função deste órgão.   Várias doenças podem causar cirrose, como a hepatite C, bebida alcoólica, hepatite B, NASH (esteatohepatite…

Cirrose Biliar Primária

É uma doença gerada pelo próprio sistema imune da pessoa, que pode causar inflamação crônica no fígado. Apesar do nome, nem todos os pacientes possuem a cirrose em si. A causa é desconhecida, mas deve estar associada com fatores genéticos.…

Cirrose e Complicações

Cirurgia Hepática

Cirurgia Pancreática

Cirurgia Vias Biliares

Cisto Ciliado

Os cistos hepáticos ciliados são estruturas originadas do desenvolvimento embrionário anormal. Eles são raros e benignos, mas que necessitam de tratamento quando sintomáticos ou ao sofrerem malignização. O cisto ciliado é formado de um desenvolvimento embrionário anormal. O cisto ciliado…

Cisto Hidático

É uma zoonose, ou seja, uma doença que é transmitida dos animais para os humanos. Surgem cistos no fígado proveniente de uma infecção por um verme, chamado Echinococcus granulosus. A hidatidose é causada pela larva do Echinococcus granulosus. São cistos…

Cisto Simples

Os cistos hepáticos são pequenas “bolhas” cheias de líquido, que surgem no fígado. Não há comunicação com o sistema biliar. Os cistos simples são benignos. O porquê da formação de um cisto não está determinado. O cisto simples, não existe…

Cistoadenocarcinoma

Atualmente é chamado de neoplasia cística mucinosa com carcinoma invasivo. São tumores malignos císticos raros que se formam dentro do fígado, e infrequentemente nos canais biliares extra-hepáticos. O porquê da formação de um cistoadenocarcinoma não está determinado. Não há fator…

Cistoadenoma

Atualmente é chamado de neoplasia cística mucinosa não invasiva. São tumores císticos raros que se formam dentro do fígado, e infrequentemente nos canais biliares extra-hepáticos. O porquê da formação de um cistoadenoma não está determinado. Não está confirmado se o…

Cistoadenoma Seroso e Mucinoso

São tumores císticos raros que se formam dentro do pâncreas, e que não possuem comunicação com os ductos do pâncreas. Ou seja, se formam dentro do pâncreas, mas não tem relação com os canais por onde circula o suco pancreático,…

Cistos Biliares / Cisto de Colédoco

São dilatações que podem ser únicas ou múltiplas por todo o sistema de drenagem da bile, chamado de árvore biliar (ductos hepáticos, ducto hepático comum, colédoco). São conhecidos também como cisto de colédoco. O porquê da formação não está determinada.…

Cistos e Tumores

Cistos Hepáticos | Cistos no Fígado

Cistos Simples

Os cistos pancreáticos são pequenas “bolhas” cheias de líquido, que podem surgir no pâncreas. A caraterização do cisto é muito importante, pois podem ser benignos ou malignos. Cistos simples não requerem tratamento, enquanto outros tipos de cistos podem necessitar de…

Colangiocarcinoma

Tumor maligno que se forma nas células dos canais biliares do fígado. Estes canais biliares existem dentro e fora do fígado, sendo assim, o colangiocarcinoma pode ser dentro do fígado (intra-hepático) ou fora do fígado (extra-hepático). Quando o tumor tem…

Colangiocarcinoma | Câncer no Fígado

Tumor maligno que se forma nas células dos canais biliares do fígado. Estes canais biliares existem dentro e fora do fígado, sendo assim, o colangiocarcinoma pode ser dentro do fígado (intra-hepático) ou fora do fígado (extra-hepático). Quando o tumor tem…

Colangite Aguda

É uma infecção dos canais biliares, caracterizada por febre, icterícia e dor abdominal. Também é chamada de colangite ascendente, pois muitas vezes as bactérias que causam a infecção vêm do intestino. Pode ser grave. É causada por uma infecção bacteriana…

Colangite Esclerosante Primária

É uma doença crônica no fígado, progressiva, causando estenoses (fechamentos) e inflamação dos canais biliares. Por isso o nome de colangite esclerosante primária, ou seja, inflamação dos canais biliares, levando a esclerose, sem uma causa conhecida. A causa é desconhecida.…

Colecistectomia

Clique na imagem para abrir o arquivo:

Colecistite Aguda

É a inflamação da vesícula biliar. A causa mais comum é a colelitíase (pedras na vesícula). A causa mais comum é devido a cálculos na vesícula, que obstruem a via de saída da bile do interior da vesícula, ou seja,…

Coledocolitíase

É a presença de pedras no interior dos canais biliares (ducto hepático comum e colédoco). Pode ser primária (o cálculo se origina no interior do colédoco) ou secundário (migra do interior da vesícula biliar). O mais comum é um cálculo…

Colelitíase ou Pedra da Vesícula

Colelitíase: É a presença de pedras na vesícula biliar. Vesícula Biliar: A vesícula biliar é um órgão em formato de pera, localizado na face inferior do fígado. A vesícula não produz a bile, somente armazena. A bile que é produzida no fígado,…

Deficiência de Alfa 1 Antitripsina

É uma doença hereditária que pode afetar vários órgãos e sistemas. Os principais órgãos afetados são o fígado e os pulmões, podendo causar cirrose e enfisema pulmonar. É uma doença genética devido à mutação do gene 14q32.1, localizado no cromossomo…

Disfunção do Esfíncter de Oddi

Esfíncter de Oddi: É um músculo que envolve a junção dos ductos colédoco e pancreático, antes de desembocarem no duodeno. Disfunção do Esfíncter de Oddi: Síndrome caracterizada por obstrução dos ductos biliares ou do ducto pancreático, devido a uma disfunção deste esfíncter.…

Doença de Wilson

É uma doença no metabolismo do cobre em nosso corpo, levando ao acúmulo de cobre em vários tecidos do corpo, como o fígado e o cérebro. É uma doença genética autossômica recessiva, devido à mutação do gene ATP7B. Ou seja,…

Doença Policística

É uma doença genética caracterizada por cistos nos rins e em muitos casos no fígado e no pâncreas. A doença policística pode ser renal ou hepática, sendo que na renal, até 70% desenvolvem cistos hepáticos e até 10%, cistos pancreáticos.…

Doença Veno-Oclusiva Hepática

O fígado recebe sangue através de dois vasos sanguíneos, a artéria hepática (20 a 25%) e a veia porta (75 a 80%). O sangue que circula pela artéria hepática vem indiretamente do coração, trazendo os nutrientes e a oxigenação para…

Doenças Benignas

Doenças Hepáticas

Doenças Hereditárias

Doenças Infecciosas

Doenças Malignas

Doenças Pancreáticas

Doenças Vasculares

Duodenopancreatectomia

Clique na imagem para abrir o arquivo:  

Encefalopatia Hepática

É uma alteração do nível de consciência que pode ser vista em pacientes com cirrose ou insuficiência hepática aguda. É uma alteração da função cerebral devido ao aumento no sangue de substâncias tóxicas que o fígado devia ter eliminado em…

Esteatose e Esteatohepatite

Dentro da definição de doença hepática gordurosa não alcoólica, temos a esteatohepatite neoalcoólica (ou NASH, do inglês “nonalcoholic steatohepatitis”), onde a presença da esteatose está relacionada a uma inflamação no fígado (hepatite), e temos a esteatose hepática (“fígado gorduroso”). Ambas…

Fígado

  O fígado é a maior glândula do corpo, e é um órgão vital. O fígado se situa na parte superior direita do abdômen, atrás das costelas, logo abaixo do diafragma, e se estende até o lado esquerdo do abdômen.…

Fígado e Gravidez

Durante a gestação, os níveis sanguíneos dos leucócitos e fosfatase alcalina podem estar elevados. A elevação de bilirrubina não é comum durante a gestação. A sigla vem do inglês (Hemolysis, Elevated Liver Enymes, Low Platelet count). Raramente vista antes de 20…

Gastrinoma

O gastrinoma também é conhecido como Síndrome de Zollinger Ellison. Caracteriza-se pela presença de ulceração no jejuno proximal, hipersecreção ácida no estômago e tumor pancreático de células não beta (células produtoras de insulina). Não existem fatores de riscos conhecidos para…

Hemangioma Hepático

É um nódulo benigno, composto principalmente por vasos sanguíneos. O porquê da formação de um hemangioma não está determinado. Não existe risco de virar um câncer. Hemangiomas podem aumentar de tamanho durante a gravidez ou com reposição de estrogênio. É…

Hemocromatose

É uma doença hereditária, devido a uma mutação genética. É uma doença genética autossômica recessiva, devido à mutação dos genes C282Y ou H63D. Ou seja, a pessoa nasce com a doença. Esta mutação faz com que haja um aumento da…

Hepatectomia Central

Clique na imagem para abrir o arquivo:                    

Hepatectomia Direita

Clique na imagem para abrir o arquivo:

Hepatectomia em Dois Tempos e ALPPS

Clique na imagem para abrir o arquivo:  

Hepatectomia Esquerda

Clique na imagem para abrir o arquivo:

Hepatectomia Ex situ e In situ

Clique na imagem para abrir o arquivo:

Hepatectomia Master

Clique nas imagens para abrir as duas partes do arquivo: Parte 1                   Parte 2  

Hepatectomia Setor Lateral Esquerdo

Clique na imagem para abrir o arquivo:

Hepatectomia Setores Direitos

Clique na imagem para abrir o arquivo:

Hepatectomias

Hepáticojejunostomia

Clique na imagem para abrir o arquivo:

Hepatite A

É uma infecção pelo vírus da hepatite A. É uma infecção viral. A transmissão principalmente da forma fecal-oral, através das fezes de pessoas infectadas. Ou seja, fezes com o vírus contaminam água ou alimentos, que são ingeridos por outras pessoas.…

Hepatite Alcoólica

A Hepatite Alcoólica é uma inflamação do fígado devido ao consumo de bebida alcoólica. Pode se manifestar na forma de esteatose, esteatohepatite alcoólica aguda e cirrose. O álcool é absorvido principalmente pelo intestino delgado, e é metabolizado quase que exclusivamente…

Hepatite Autoimune

É uma doença gerada pelo próprio sistema imune da pessoa, que pode causar necrose e inflamação do fígado. A causa é desconhecida, mas deve estar associada com fatores genéticos. Várias mutações genéticas são encontradas. É autoimune, ou seja, o próprio…

Hepatite B

É uma infecção pelo vírus da hepatite B, que pode ser aguda ou crônica, afetando o fígado. É uma infecção viral. O vírus existe no sangue, sémen, secreções vaginais e leite materno de doentes ou portadores assintomáticos. Sua transmissão pode…

Hepatite C

É uma infecção pelo vírus da hepatite C, que pode ser aguda ou crônica, afetando o fígado. É uma infecção viral. A transmissão se dá através do sangue. O paciente pode possuir história de transfusão, uso de drogas injetáveis e…

Hepatite D

É uma infecção pelo vírus da hepatite D (vírus delta), que pode ser aguda ou crônica, afetando o fígado. É uma infecção viral. Somente pacientes infectados pelo vírus da hepatite B, podem ter hepatite D. Para que aconteça a infecção…

Hepatite E

É uma infecção pelo vírus da hepatite E. É uma infecção viral. A transmissão principalmente da forma fecal-oral, através das fezes de pessoas infectadas. Ou seja, fezes com o vírus contaminam água ou alimentos, que são ingeridos por outras pessoas.…

Hepatite Fulminante

A Hepatite Fulminante, ou falência hepática aguda, é uma situação de emergência. É uma disfunção do fígado, que se manifesta rapidamente com icterícia e encefalopatia. Alguns pacientes já possuem sinais de hepatite crônica, por outras doenças. Nesta doença acontece uma…

Hepatites

Hepatocarcinoma | Câncer no Fígado

Tumor maligno que se forma nas células chamadas hepatócitos do seu fígado. Por isso o nome hepatocarcinoma ou carcinoma hepatocelular. O mais comum é em pacientes com cirrose. De 1 a 6% dos pacientes com cirrose apresentam o hepatocarcinoma anualmente.…

Hidatidose

É uma zoonose, ou seja, uma doença que é transmitida dos animais para os humanos. Surgem cistos no fígado proveniente de uma infecção por um verme, chamado Echinococcus granulosus A hidatidose é causada pela larva do Echinococcus granulosus. São cistos…

Hidrotórax

É o acúmulo de liquido livre no interior do tórax, ao redor dos pulmões. Entre o pulmão e a parede do tórax. Indica alguma doença, e necessita de investigação.   A causa mais comum é a cirrose. Acredita-se que acontece…

Hiperplasia Nodular Focal

Tumor benignos que se forma nas células chamadas hepatócitos do seu fígado. O porquê da formação do nódulo de hiperplasia nodular focal não está determinado. Alguns estudiosos acreditam que seja devido a uma formação de vasos anômalos, pois alguns pacientes…

Hipertensão Porto-Pulmonar

É o aumento da pressão da artéria pulmonar em pacientes com cirrose, na ausência de uma doença no próprio pulmão ou no coração. A hipertensão pulmonar é definida quando a pressão média na artéria pulmonar é superior a 25 mmHg…

Íleo Biliar e Fístula Colecistoentérica

Fístula Colecistoentérica: Um cálculo perfura a vesícula biliar e entra no interior do duodeno (60%), estômago ou jejuno, criando uma comunicação anômala. Íleo Biliar: Em uma fístula colecistoentérica, o cálculo pode migrar da vesícula para o interino do intestino delgado e causar…

Junção Biliopancreática Anômala

Também chamados de mal junção biliopancreática ou mal união. A junção do colédoco com o ducto pancreático acontece fora da parede duodenal, fazendo com que haja um longo canal comum (10 a 50mm) que desemboca no duodeno. Faz com que…

Lesões Benignas

Lesões Malignas

Linfoma de Pâncreas

Existem vários tipos de câncer de pâncreas, e de acordo com o tipo, a localização, e se não há metástases, o prognóstico pode mudar completamente. O mais comum, é o adenocarcinoma, tumor maligno que se forma nas glândulas de função…

Litíase Intrahepática

É a presença de pedras no interior dos canais biliares (ducto hepático comum e colédoco). Pode ser primária (o cálculo se origina no interior do colédoco) ou secundário (migra do interior da vesícula biliar). O mais comum é um cálculo…

Litíase Intrahepática | Pedra no Fígado

É a presença de pedras no interior dos canais biliares (ducto heático comum e colédoco). Pode ser primária (o cálculo se origina no interior do colédoco) ou secundário (migra do interior da vesícula biliar). O mais comum é um cálculo…

Metástase de Cólon

Tumor maligno em outro lugar do corpo que manda doença para o seu fígado. A forma de disseminação pode ser pelo sangue ou por contato direto do tumor com o fígado. O mais comum são metástases provenientes de tumores do…

Metástase de Mama

Tumor maligno em outro lugar do corpo que manda doença para o seu fígado. A forma de disseminação pode ser pelo sangue ou por contato direto do tumor com o fígado. O mais comum são metástases provenientes de tumores do…

Metástase de Tumor Neuroendócrino ou Carcinoide

Os tumores neuroendócrinos originam-se de células chamadas de neuroendócrinas, que são encontradas por todo o corpo. O local mais comum é o pâncreas. Dentre os tumores neuroendócrinos, destacam-se os carcinóides, insulinoma, vipoma e glucagonoma. O tumor carcinóide é o mais…

Metástases Hepáticas

Neoplasia Endócrina Múltipla tipo I - MEN1

É uma síndrome caracterizada pela presença de tumores em paratireoide, glândula hipófise e no pâncreas. Não existem fatores de riscos conhecidos para vir a ter o gastrinoma. A incidência de gastrinoma é de aproximadamente 0,1 a 1% das pessoas que…

Neoplasia Intraductal Mucinosa (IPMN)

São tumores císticos raros que se formam dentro do pâncreas, e que possuem comunicação com os ductos do pâncreas. São subdivididos em dois tipos, de acordo com a comunicação com o ducto pancreático principal ou secundário. Em alguns casos podem…

Outras Doenças Hepáticas

Pâncreas

O pâncreas é uma glândula de aproximadamente 15-20 cm de extensão, que se localiza atrás do estômago e entre o duodeno e o baço, atravessando o abdômen. Ele possui função endócrina (produz hormônios como a insulina, glucagon e somatostatina) e…

Pâncreas Divisum

É uma variação da anatomia do pâncreas, em que a pessoa nasce com esta alteração. Aproximadamente 10% da população apresentam alterações congênitas no pâncreas, e destas, a o pâncreas divisum é a mais comum. Tem origem embriológica, ou seja, na…

Pancreatite Aguda

É a presença de pedras no interior dos canais biliares (ducto heático comum e colédoco). Pode ser primária (o cálculo se origina no interior do colédoco) ou secundário (migra do interior da vesícula biliar). O mais comum é um cálculo…

Pancreatite Autoimune

É um processo inflamatório autoimune, ou seja, o nosso próprio sistema imune que começa a danificar o pâncreas, podendo levar a danos permanentes em sua estrutura, podendo prejudicar as funções endócrina (hormonal, causando diabetes) e exócrina (produção de enzimas que…

Pancreatite Crônica

É um processo inflamatório progressivo no pâncreas, que leva a danos permanentes em sua estrutura, podendo prejudicar as funções endócrina (hormonal, causando diabetes) e exócrina (produção de enzimas que ajudam na digestão, causando diarreia). A causa é multifatorial. O mais…

Pancreatomia Master

Clique na imagem para abrir o arquivo:

Paracentese

Clique na imagem para abrir o arquivo:  

Peliose Hepática

É uma doença rara, caracterizada por grandes cavidade de sangue no interior do fígado. É caracterizada por cavidades preenchidas por sangue que estão distribuídas randomicamente pelo lóbulo hepático. A causa é indeterminada. Uso de anabolizantes e doenças crônicas, principalmente em…

Peritonite Bacteriana Espontânea

É uma infecção do liquido livre no abdômen, chamado de ascite, em pacientes com cirrose, na ausência de outro foco de infecção intra-abdominal. A causa mais comum de peritonite é a infecção do líquido em pacientes com cirrose. Esta infecção…

Pólipos de Vesícula Biliar

É o crescimento de parte do revestimento interno (mucosa) da vesícula biliar. A grande maioria são benignos. A causa não está determinada. Não existe diferença em relação a sexo, idade, peso, número de gestações e uso de anticoncepcionais hormonais. Doenças…

Pseudocistos de Pâncreas

É a formação de um cisto (líquido no interior), podendo ser únicos ou múltiplos, e de tamanho variado, podendo se formar dentro e fora do pâncreas. A parede do pseudocisto é formada pelas estruturas adjacentes, como o estômago, pâncreas e…

Radiologia Intervencionista

Clique na imagem para abrir o arquivo:

Segmentectomias

Clique na imagem para abrir o arquivo:  

Síndrome de Budd-Chiari

O fígado recebe sangue através de dois vasos sanguíneos, a artéria hepática (20 a 25%) e a veia porta (75 a 80%). O sangue que circula pela artéria hepática vem indiretamente do coração, trazendo os nutrientes e a oxigenação para…

Síndrome de Crigler-Najjar

É uma síndrome, que pode causar dano ao fígado, em que o fígado não metaboliza de forma correta a molécula de bilirrubina. A bilirrubina é produzida da destruição das células vermelhas do sangue. No fígado, uma enzima destrói a molécula…

Síndrome de Gilbert

É uma Síndrome comum, que não causa dano ao fígado, em que o fígado não metaboliza de forma correta a molécula de bilirrubina. A bilirrubina é produzida da destruição das células vermelhas do sangue. No fígado, uma enzima destrói a…

Síndrome de Mirizzi

É a obstrução do canal biliar (ducto hepático comum ou colédoco), causada por uma pedra localizada no interior da vesícula biliar (colelitíase). A obstrução acontece devido à compressão que o cálculo faz na via biliar. Uma pedra na vesícula de…

Síndrome Hepatopulmonar

É a alteração da função do pulmão em pacientes com cirrose, na ausência de uma doença no próprio pulmão. É caracterizada pela presença de cirrose, hipoxemia arterial (diminuição da saturação de oxigênio nas artérias) e dilatação dos vasos intrapulmonares. É…

Síndrome Hepatorrenal

É a alteração da função do rim em pacientes com cirrose, insuficiência hepática aguda, hipertensão portal, na ausência de uma doença no próprio rim. Pacientes com Síndrome Hepatorrenal apresentam vasodilatação dos vasos artérias esplâncnicos (do sistema digestório), com vasoconstrição dos…

Técnicas de Isquemia Hepática

Clique na imagem para abrir o arquivo:

Técnicas de Ressecção Vascular

Clique na imagem para abrir o arquivo:

Técnicas de Transecção do Parênquima

Clique na imagem para abrir o arquivo:

Trissegmentectomias

Clique na imagem para abrir o arquivo:

Trombose da Veia Porta

O fígado recebe sangue através de dois vasos sanguíneos, a artéria hepática (20 a 25%) e a veia porta (75 a 80%). O sangue que circula pela artéria hepática vem indiretamente do coração, trazendo os nutrientes e a oxigenação para…

Tumor de Frantz

São tumores raros, também chamados de neoplasia pseudopapilar sólida, ou neoplasia epitelial papilar ou tumores sólido-císticos do pâncreas. São mais comumente encontrados no corpo e na cauda do pâncreas. Os motivos exatos não estão esclarecidos. Não existem fatores de risco…

Tumor Neuroendócrino

Os tumores neuroendócrinos originam-se de células chamadas de neuroendócrinas, que são encontradas por todo o corpo. O local mais comum é o pâncreas. Os tumores neuroendócrinos podem ser classificados em dois subtipos, de acordo com a sua agressividade: 1. Tumores…

Varizes de Esôfago

No esôfago, perto do estômago, existem veias que são muito pequenas, que quando aumentam de calibre, são chamadas de varizes. A principal causa é a cirrose, devido ao aumento da pressão no sistema venoso portal. Para entender a formação das…

Vesícula Disfuncional

É caraterizada por dor tipo cólica biliar devido ao mau funcionamento da vesícula, excluindo a presença de cálculos, microlitíases, lama biliar e outras doenças do aparelho digestivo. Desconhecida. A vesícula biliar apresenta um distúrbio de motilidade, em que o esvaziamento…

Vesícula em Porcelana

Vesícula em Porcelana: É a presença de calcificação na parede da vesícula biliar. Vesícula Biliar: A vesícula biliar é um órgão em formato de pera, localizado na face inferior do fígado. A vesícula não produz a bile, somente armazena. A bile…

Vias Biliares

  As vias biliares são o conjunto de ductos que conectam o fígado e a vesícula biliar ao intestino. Sua função é a de conduzir a bile produzida no fígado, para seu armazenamento na vesícula biliar e posterior liberação no…

Exames

Ácido 5-hidroxiindolacético (5-HIAA) na urina

Quando aumentado é sugestivo de um tumor neuroendócrino. Alguns tumores neuroendócrinos produzem serotonina, que pode ser eliminada pela urina na forma de 5-HIAA. Aproximadamente 70% dos pacientes com metástases hepáticas possuem o 5-HIAA aumentado. Precisa ser coletado na urina produzida…

Albumina

A albumina é uma proteína produzida pelo fígado que tem como função atuar como uma “carregadora” de substâncias, se ligando a compostos hidrofóbicos – que não se ligam facilmente com a água – e colaborando para que eles sejam transportados…

Alfa-fetoproteína

Alfa-fetoproteína (normal < 10ng/ml): é uma proteína do sangue que pode estar aumentada em caso de cirrose e de câncer no fígado, como o hepatocarcinoma. Tumores menores que dois centímetros raramente aumentam a alfa-fetoproteína do sangue. Elevações pequenas (entre 10…

Amilase

A amilase (valor normal de 20 a 160 U/L) é uma enzima produzida pelo pâncreas e pelas glândulas salivares, que atua na digestão do amido e do glicogênio contidos nos alimentos. Geralmente, o teste de amilase sérica é utilizado para…

Angiografia

A angiografia é o método de realização de um exame radiográfico dos vasos sanguíneos, por meio da injeção de contraste radiopaco (que aparece no raio-X) no ambiente intravascular. Tem o objetivo de fornecer um “mapa” vascular, que facilitará a localização…

Anti-HBc (Anticorpo contra o antígeno do núcleo do vírus da hepatite B)

Este exame indica se o paciente teve contato com o vírus da hepatite B, e permanecerá positivo pelo resto da vida. A dosagem do Anti-HBc total positiva, indica que o paciente teve uma infecção prévia ao vírus da hepatite B…

Anti-HBe (Anticorpo contra o antígeno "e" do vírus da hepatite B)

Marcador que indica um bom prognóstico na fase aguda da hepatite B. A soroconversão de HBeAg para Anti-HBe indica alta probabilidade de cura nos casos agudos, ou seja, o corpo está criando anticorpos. Nos casos de pacientes com hepatite B…

Anti-HBsAg (Anticorpo contra o antígeno de superfície do vírus da hepatite B)

Pacientes que foram vacinados contra a hepatite B, ou que contraíram o vírus e ficaram imunes, apresentam este anticorpo contra o vírus. São pacientes imunes, e que não transmitem a doença.

Anti-HVA

A presença de anticorpos anti-HVA IgG indica contato passado com o vírus da hepatite A. A presença de anticorpos anti-HVA IgM, acompanhada de clínica compatível, é evidência de hepatite aguda por vírus da hepatite A. O anticorpo IgM aparece em…

Anti-HVC

A presença de anticorpos anti-HVC indica que o paciente possui o vírus da hepatite C. Falos negativos (exames normais) podem ser encontrados em pacientes que possuem o vírus, mas apresentam outras doenças associadas, como pacientes imunocomprometidos por HIV, hemodiálise, receptores…

Anticorpo anti-LKM

Este exame pode ajudar no diagnóstico de hepatites crônicas autoimunes. São anticorpos dirigidos contra a fração microssomal do fígado e rim, estando relacionados com hepatite autoimune tipo 2. Esta doença é predominante em mulheres e geralmente associada a outras doenças…

Anticorpo anticitoplasma de neutrófilos (ANCA)

São anticorpos contra antígenos no citoplasma de granulócitos neutrófilos (o tipo mais comum de leucócito) e monócitos. Eles são detectados em exame de sangue em diversas doenças autoimunes, mas são particularmente associados com vasculites sistêmicas. Pode ser encontrado em outras…

Anticorpo antimitocôndria

A presença de anticorpos antimitocôndria (AMA) é uma característica imunológica da cirrose biliar primaria (CBP), em 90% a 95% dos casos. Seus títulos não se correlacionam com a severidade da doença, não sendo, pois, úteis para monitorização do tratamento. Pode…

Anticorpo antimúsculo liso

Várias formas de doença crônica do fígado estão associadas com baixos títulos de anticorpos antimúsculo liso (AML), com títulos < 1:160, exceto hepatite crônica ativa, onde os níveis de anticorpos podem chegar a 1:1280. Na maioria dos casos os níveis…

Anticorpo antinuclear (FAN)

Teste de triagem para doenças autoimunes e lúpus eritematoso sistêmico. Pode ser positivo em várias doenças autoimunes, como hepatite autoimune, lúpus, artrite reumatoide, esclerose sistêmica progressiva, Síndrome de Sjogren, lúpus induzido por drogas, nefrite lúpica, doença mista do colágeno, esclerodermia.…

Bilirrubina

A bilirrubina é uma substância encontrada na bile, produzida pelo fígado, e é eliminada do corpo pela urina e pelas fezes. A dosagem de bilirrubina no sangue serve para avaliar o funcionamento do fígado. A bilirrubina eleva-se no sangue na…

Biópsia do Fígado

Procedimento em que uma agulha é introduzida pela pele até chegar ao fígado, e um pedaço pequeno de tecido é obtido para ser examinado no microscópio. A introdução da agulha pode ser guiada por ecografia ou tomografia, principalmente quando um…

CA19-9

CA19-9 (normal até 37 U/ml): É uma proteína que pode estar aumentada em pacientes com câncer nas vias biliares (colangiocarcinoma) e no pâncreas. Não serve para ser utilizado como diagnóstico definitivo de câncer. Várias doenças benignas podem aumentar o seu…

CEA (Antígeno Carcinoembrionário)

Antígeno Carcinoembrionário (CEA): o CEA é uma proteína que pode estar elevada em pacientes com câncer, principalmente em câncer colorretal. Ele não é um exame para diagnosticar (screening) de tumor de cólon. Porém, em pacientes que já possuem o diagnóstico…

Ceruloplasmina

A ceruloplasmina é uma proteína de fase aguda, sintetizada no fígado, útil no diagnóstico da doença de Wilson. Nesta doença, o defeito no transporte intracelular do cobre acarreta diminuição na incorporação de cobre na ceruloplasmina. Acredita-se que a ausência de…

Cintilografia do Fígado

É um exame radiológico para avaliar a função e determinadas doenças do fígado. Normalmente se avalia o baço concomitante devido a sua proximidade e relação funcional com o fígado. Uma pequena quantidade de um marcador radioativo (ex. tecnécio) é administrada…

Colangiografia Transparietohepática

Consiste em puncionar um ducto biliar dilatado pela pele através de uma agulha, e injetar contraste no interior da via biliar, para determinar o local de uma obstrução. Este exame permite o tratamento da obstrução das vias biliares através da…

Colangiopancreatografia Endoscópica Retrógrada

Consiste em realizar uma endoscopia e localizar o local onde o canal da bile (colédoco) e o canal do pâncreas (ducto pancreático) desembocam no intestino (duodeno). Após localizar esta abertura, é possível através de injeção de contraste, evidenciar o local…

Colonoscopia

Este exame permite visualizar o interior de todo o seu intestino grosso. É necessário realizar um preparo para limpar todo o seu intestino. Para isso é utilizado medicações que causam diarreia. No momento do exame, o paciente é sedado. Durante…

Creatinina

A creatinina é um produto da degradação da fosfocreatina, um produto encontrado nos músculos, e é geralmente produzida em uma taxa praticamente constante pelo corpo — taxa diretamente proporcional à massa muscular da pessoa: quanto maior a massa muscular, maior…

Cromogranina A

É um exame de sangue que é utilizado como um marcador tumoral. É uma proteína que pode ser produzida por células neuroendócrinas. Pode estar aumentada no sangue em casos de câncer neuroendócrino, câncer de próstata e feocromocitoma (é um tumor…

Doppler

O Doppler é um tipo de exame diagnóstico que avalia o fluxo sanguíneo através de uma ultrassonografia. Avalia as velocidades de fluxo do sangue, nas principais artérias do corpo. No caso do fígado, permite visualizar a artéria hepática, a veia…

Ecoendoscopia ou Ecografia Endoscópica

É um exame que envolve as tecnologias de endoscopia e ecografia. Consiste em uma endoscopia associada a uma ecografia que é realizada por dentro do seu aparelho digestivo. Além da visualização endoscópica habitual (interior do esôfago, estômago e duodeno), permite…

Ecografia

É um exame não invasivo, não causa dor, sem efeitos colaterais. Também chamado de ultrassonografia. O diagnóstico de doenças do fígado depende a experiência do médico que faz o exame e da máquina de ecografia utilizada. O pâncreas, por possuir…

Endoscopia

Este exame permite visualizar o interior do esôfago, estômago e duodeno. Não é necessário nenhum preparo específico, somente o jejum de algumas horas. No momento do exame, o paciente é sedado. Durante o exame, um tubo fino, com uma ótica…

Exames de Imagem

Exames de Marcadores Tumorais

Exames Endoscópicos

Exames Gerais

Exames Laboratoriais

Exames Vasculares

Ferritina

A ferritina é uma proteína que se localiza principalmente no fígado. A ferritina é a mais importante proteína de reserva do ferro e é encontrada em todas as células, especialmente naquelas envolvidas no metabolismo e na reserva do ferro. Normalmente,…

Fibroscan

O fibroscan é um aparelho semelhante a um transdutor de ultrassonografia. Ele faz uma medição de ondas emitidas entre dois pontos do fígado e, pela sua intensidade, avalia o grau de fibrose do órgão. No método tradicional, esse diagnóstico só…

Fosfatase Alcalina

A fosfatase alcalina é uma enzima presente nas células dos canais biliares. A dosagem da fosfatase alcalina no sangue serve para avaliar o funcionamento do fígado e dos canais biliares. Seu aumento pode indicar lesão hepática canalicular (colestase, hepatite, obstrução…

Função Hepática

Gamaglobulina

Gamaglobulina é uma classe de proteínas encontradas no plasma do sangue. Existem diferentes tipos de gamaglobulinas, mas o mais importante são as imunoglobulinas, também chamado de anticorpos, que ajudam a prevenir e combater infecções e doenças. A hipergamaglobulinemia está relacionada…

GGT (Gamaglutamiltransferase)

É uma enzima produzida nas células do fígado e das vias biliares. Seu aumento pode indicar uma doença no fígado (aguda ou crônica). Pode estar aumentada com o uso de medicações e álcool. É um marcador mais sensível para lesões…

HBcAg (Antígeno do núcleo do vírus da hepatite B)

É um exame que detecta uma proteína chamada de antígeno (por isso o “Ag”), proveniente do interior do vírus da hepatite B (HVB). Mas não é encontrada no sangue. Por isso é pouco utilizada. Indica que o vírus está se…

HBeAg (Antígeno "e" do vírus da hepatite B)

É um exame que detecta uma proteína chamada de antígeno (por isso o “Ag”), proveniente do vírus da hepatite B (HVB). Indica que o vírus está no sangue destes pacientes, e que ele está se replicando ativamente. Estes pacientes podem…

HBsAg (Antígeno de superfície do vírus da hepatite B)

É um exame que detecta uma proteína, chamada de antígeno (por isso o “Ag”) proveniente da superfície do vírus da hepatite B (HVB). Está presente no sangue de pacientes que adquiriram este vírus. É utilizado, junto com outros marcadores para…

Hemograma

O hemograma é um exame de sangue para avaliar sua saúde de maneira geral, e avalia os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e as plaquetas do sangue. Um hemograma é constituído pela contagem das células brancas (leucócitos), células vermelhas (hemácias), hemoglobina…

Hepatites Virais

IgG4

No sangue de adultos, 70% das imunoglobulinas da classe IgG sao IgG1; 20% IgG2; 6% IgG3 e IgG4. A dosagem de IgG4 consiste em um exame para dosar a quantidade de anticorpo IgG4 no sangue. Podem estar elevada em várias…

Índice de Saturação da Transferrina

É um exame para avaliação do metabolismo do ferro, para avaliar pessoas com suspeita de deficiência ou de sobrecarga desse metal. O Índice de Saturação da Transferrina (IST) é a razão ferro sérico/capacidade de combinação do ferro. A associação de…

Lipase

A lipase (valor normal até 60 U/L) é uma enzima produzida principalmente pelo pâncreas, e atua na digestão dos lipídios. Quando a pessoa come, a lipase é liberada no trato digestivo para auxiliar na quebra de gorduras. Níveis elevados de…

Lipidograma

O lipidograma é um conjunto de exames de sangue que inclui as dosagens de colesterol total, HDL, LDL, VLDL e triglicerídeos. Este exame é útil no diagnóstico, no tratamento e no acompanhamento das disfunções metabólicas dos lipídios (dislipidemias), frequentemente associadas…

Octreoscan

É um tipo de exame específico para tumores neuroendócrinos. É um exame de corpo inteiro que pode demonstrar locais com tumores neuroendócrinos ativos por todo o corpo. Baseia-se no fato a maioria das células dos tumores carcinoides apresentarem em sua…

Outros Exames

Paracentese

Procedimento em que uma agulha é introduzida pela pele até o interior da cavidade abdominal, colocando um cateter para realizar drenagem e análise do líquido. Pode ser indicado em pacientes com ascite (líquido livre dentro do abdômen). Pode ajudar a…

PCR para hepatite B

Exame molecular que diagnostica de forma quantitativa (número de vírus) e qualitativa (presença do vírus ou não), no sangue. Este exame é realizado através de uma técnica chamada PCR. É o melhor marcador existente para acompanhar pacientes infectados cronicamente com…

PCR para hepatite C (HVC RNA)

Exame molecular que diagnostica de forma quantitativa (número de vírus) e qualitativa (presença do vírus ou não), no sangue. Este exame é realizado através de uma técnica chamada PCR. É o melhor marcador existente para acompanhar pacientes infectados cronicamente com…

PET Scan

PET scan (Positron Emission Tomography scan): É um exame que pode detectar células (mas não todas) de câncer. O PET pode ajudar a determinar se existem focos de tumor, verificar a resposta a um tratamento e avaliar a recorrência do…

Plaquetas

A plaqueta é um elemento presente no sangue, formado na medula óssea, com a principal função de formação de coágulos, participando portanto do processo de coagulação sanguínea. O valor normal é entre 150.000 e 400.000 plaquetas por milímetro cúbico de…

Proteína C Reativa

A proteína C reativa (PCR) é uma substância do sangue que aumenta quando existe uma inflamação ou infecção no organismo, sendo também muito utilizada para indicar problemas cardiovasculares, como aterosclerose, e em a casos de tumores. Sua concentração é muito…

Ressonância Nuclear Magnética

É um método de diagnóstico por imagem que permite retratar imagens de alta definição e clareza dos órgãos de seu corpo. Este exame é totalmente indolor, não provoca nenhuma alteração e raramente é prejudicial à saúde. O paciente é posicionado…

Retossigmoidoscopia

Este exame permite olhar o revestimento interno de parte do seu intestino grosso (o reto e a parte mais inferior do cólon). É necessário realizar um preparo para limpar o seu intestino, porém este é realizado somente via retal, através…

Tempo de Protrombina (TAP OU RNI)

O tempo de protrombina (TP) ou tempo de atividade da protrombina (TAP) e seu derivado índice internacional normalizado, também conhecido como razão normalizada internacional (RNI ou INR), são medidas laboratoriais para avaliar a via extrínseca da coagulação. Ou seja, para…

TGO (Transaminase Glutâmico Oxalacética)

Também chamada de aspartato aminotransferase (AST). É um exame laboratorial utilizado para verificar a função do fígado. Este exame avalia os níveis de TGO no sangue. É uma enzima que é produzida principalmente por células do fígado, mas também por…

TGP (Transaminase Glutâmico Pirúvica)

Também chamado de alanina aminotransferase (ALT). É um exame laboratorial utilizado para verificar a função do fígado. Este exame avalia os níveis de TGP no sangue. É uma enzima que é produzida por células do fígado. Em indivíduos saudáveis, os…

TIPS

Derivação Intra-Hepática Portossistêmica Transjugular é um procedimento feito através de radiologia intervencionista. Consiste na colocação de um cateter dentro da veia jugular interna do paciente, que se situa no pescoço. Devido à anatomia, é possível introduzir este cateter para baixo,…

Tomografia Axial Computadorizada (TAC)

É um exame de imagem que representa várias secções ou “fatias” do corpo. É obtida através do processamento por computador de informação recolhida após expor o corpo a uma sucessão de raios X. A tomografia é capaz de localizar alterações…

Venografia

A venografia é um exame radiográfico dos vasos sanguíneos, por meio da injeção de contraste radiopaco (que aparece nos raios-X) no ambiente intravascular. Tem o objetivo de fornecer um “mapa” vascular, que facilitará a localização das anormalidades desses vasos e…

VHS

O VHS (velocidade de hemossedimentação) é um exame usado para se avaliar a existência de inflamações no organismo. Ele mede a velocidade de precipitação das hemácias (glóbulos vermelhos). Os valores normais variam de 0 a 15 mm/h em jovens e…

Materiais

Adenomiomatose

Anatomia do Fígado

Anatomia do Fígado

Anatomia do Pâncreas

Anatomia dos Transplantes

Anatomia dos Transplantes

Avanços na Abordagem de Metástases Hepáticas

Avanços na Abordagem de Metástases Hepáticas

Câncer Pancreático e Colestase

Captação de Fígado para Transplante

Causa do câncer e fatores de risco

Cirurgia em Cirróticos

Cirurgia em Tumores Periampulares

Cirurgia em Tumores Periampulares

Cirurgia no tratamento de câncer do fígado

Cirurgia Pancreática Laparoscópica

Colangiocarcinoma

Colecistite Aguda

Colecistite Aguda na Gravidez

Dicas para pacientes com câncer

Doação de Órgãos - Transplante

Formas de tratamento do câncer

Gastrinoma

Hemorragia Digestiva Alta

Hepatectomia Laparoscópica

Hepatocarcinoma

Hepatocarcinoma Fibrolamelar

Lesões Císticas

Lesões Císticas do Pâncreas

Lesões Císticas do Pâncreas

Lesões de Vias Biliares

Metástase de Tumor Neuroendócrino

Metástase Hepática de Tumor de Mama

Metástases Hepáticas - Limites e Indicações

Nódulos Benignos do Fígado

O que é o câncer

Pré-operatório

Prevenção de Lesão de VVBB

Primeira consulta

Quimioterápicos mais utilizados em câncer do fígado

Técnicas de Aumento da Ressecabilidade Hepática

Técnicas de Aumento da Ressecabilidade Hepática

Técnicas de Ressecção Hepática

Transplante em Colangiocarcinoma

Transplante Hepático e Renal

Transplante Hepático e Renal

Videolaparoscopia em Cirurgia Oncológica Hepatobiliar